quinta-feira, 19 de junho de 2008

PRECONCEITO

O PRECONCEITO COM OS EMOS
Hoje em dia a sociedade está cada vez mais crítica em relação aos padrões estabelecidos por ela mesma, nos quais todos devem viver
“adequadamente” e os que se discituarem dela, sofreram conseqüências. Um exemplo disso são os emos, é um grupo de jovens entre 12 e 25 anos, que se vestem com roupas pretas, acessórios como braceletes, pulseiras, colares, de couro e com rebite; escutam músicas tristes, que falam de amores não correspondidos e sobre o sofrimento da vida; os meninos agem e querem ser iguais as meninas para poderem se aproximar mais delas.Na internet, em sites de relacionamentos eles substituem as letras S,CH,SH, pela letra X, também para parecerem mais frágeis e afeminados, por isso em muitos lugares são motivos de piadas e brincadeiras de mal gosto.
Ser emo é apenas um estilo que alguns escolhem para seguir, não quer dizer que são pessoas de algum modo diferentes dos outros seres humanos. Temos que respeitar a escolha de cada um, pois vivemos em um mundo globalizado, com muitas culturas e gostos diferentes.

Bruna C.H.Maximiano. 2.2.1

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Preconceito com as mulheres

Desde antigamente há desigualdade entre homens e mulheres.Mas com o passar do tempo as mulheres foram em busca de direitos iguais, porem o preconceito da sociedade machista dificultou essa busca de liberdade pois uma mulher é tao competente quandto o homem e pode desempenhar as mesmas funções que o mesmo. A ideia machista de que as as mulheres sao apenas sensíveis, carinhosas, e os homens são fortes, protetores, dá um estereótipo de que a mulher, sendo uma “donzela” sensível, fraca e submissa precise de um homem que a sustente e lhe pertença. E ainda existem desigualdades como a diferença salarial entre homem e mulher diante do mesmo trabalho, da falta de participação feminina na política governamental, do “perigo constante da mulher no volante”.Sendo desvalorizadas e muitas vezes humilhadas até, apenas por terem um PRÉ-CONCEITO de que elas não são capazes.E uma demonstração absurda de como a discriminação e a violencia estão presentes hoje em dia são as mulheres paquistanesas por exemplo, elas tem que obedecer o marido, a maioria nao pode estudar (se pode é em uma sala só para mulheres) e com varias regras e imposiçoes que se forem desobedecidas podem gerar severas puniçoes.

"A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada." Maomé.

Carolinne Oneda
Série 221
Homossexualismo
Hoje em dia o número de homossexuais vem aumentando cada vez mais. Antigamente o preconceito era muito grande, visto como uma coisa anormal para as pessoas, o que não é.
È ou não é um preconceito tolo? Com certeza, todos são iguais e tem os mesmo direitos. As pessoas antigamente julgavam muito mais esse tipo de coisa, pois até mesmo a igreja dizia que isso não é uma coisa natural, e como as pessoas eram muito fiéis, seguiam seriamente esse ditado. Por volta de 1973, a American Psychiatric Association retirou a homossexualidade da lista de distúrbios mentais, então a nossa sociedade se tornou um pouco mais flexível com os homossexuais.
O mundo está sempre mudando, novas tradições, costumes, atitudes modernas como: tatuagem, piercings, beijar cinco em uma noite, etc.. Isso é normal para você, não é?! Ser gay não é diferente, é apenas uma das modernizações ocorridas.
Às vezes é muito difícil aceitar aquilo que é diferente, o que não é aceitável. Infelizmente o preconceito está enraizado e é difícil combatê-lo depois de implantado. Somos todos seres humanos e NINGUÈM é melhor do que ninguém.
Aline Hasse
Sala: 2.2.1
O preconceito e a Síndrome de Down.
A Síndrome de Down, é uma doença na qual ocorre um atraso no desenvolvimento da criança , nas suas funções motoras e nas funções mentais. Essa doença é causada por um acidente genético no cromossomo 21 (vinte e um), denominado trissomia. A Síndrome de Down já foi conhecida como mongolismo, pois os portadores têm uma aparência e cor de pele semelhantes as dos habitantes da Mongólia. Mais hoje este termo não é mais usado.
É importante ressaltar que o maior problema com os portadores da doença não é o atraso no seu desenvolvimento, a dificuldade na fala ou no aprendizado, mas sim o preconceito que eles têm de enfrentar no seu dia a dia. É muito comum a exclusão destes cidadãos na sociedade atual.
Crianças com necessidades especiais, passam por diversos preconceitos na escola constantemente. Muitas delas não são incluídas nas atividades de alfabetização. Em casos extremamente preconceituosos, não são nem aceitas em algumas escolas. O que não deveria acontecer, pois a lei deixa bem claro que paises democráticos devem garantir uma escola de qualidade a todos.
Já os adultos que possuem Síndrome de Down, têm uma grande dificuldade em arranjar um emprego. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 10% da população brasileira possuem alguma deficiência. O número de pessoas com algum tipo de deficiência no mercado de trabalho vem aumentando a cada ano de acordo com o Ministério do Trabalho. Existe uma lei que obriga as empresas a terem entre seus funcionários, certa porcentagem de pessoas deficientes.
È necessário que haja mais respeito com essas pessoas especiais, para haver uma sociedade uma justa e pacífica. É necessário ver mais a capacidade das pessoas com deficiência do que a sua própria deficiência. É preciso dar uma chance a essas pessoas, afinal de contas elas são exatamente como nós, e mais do que isso, são especiais e necessitam de um tratamento especial. Eles têm os mesmos direitos e deveres que qualquer outro cidadão normal. Eles também precisam e gostam de serem de serem respeitados. É inútil desrespeitá-los.
Aluna: Luane Tayla Stiehler 2.2.1.
Laura Mogk Figueira de Faria 2.2.1
O Preconceito é um ato covarde que julga sem nem mesmo tomar conhecimento sobre o que está sendo julgado.
Hoje em dia existem muitos tipos de preconceito, como contra negros, homossexuais, estrangeiros, etc. Todos temos preconceito contra algo, até mesmo a própria pessoa que está sendo discriminada, como por exemplo, há muitos brancos que discriminam os negros. Mas e eles? Será que não tem algum tipo de preconceito contra os brancos?
O preconceito está em toda a parte, e com toda a modernidade e as tecnologias hoje existentes, o homem está cada vez mais diferente um do outro, o que agrava ainda mais a situação do preconceito. Todos temos que aceitar as nossas diferenças e igualdades.
Existem vários meios de acabar com o preconceito, como as leis presentes em nosso país que condenam a discriminação, porém nenhum desses meios é eficaz o suficiente para acabar de vez com o preconceito.
Existem também as cotas em universidade para negros, porém não acho q este tipo de lei ajudará a acabar com a discriminação no Brasil e sim agravar ainda mais, pois dando estas cotas o próprio Brasil estará discriminando-as, como incapazes de entrar em uma universidade como todas as outras pessoas.
A solução é conscientizar todas as pessoas de suas diferenças e aceitá-las, pois no fundo somos todos iguais e diferentes ao mesmo tempo.

sexta-feira, 7 de março de 2008

“Deixe que os outros se agitem até o esgotamento. Não podemos cansar de aguardar o instante próprio para falar ou agir."

Foi o quê Barão do Rio Branco falou após ter vencido impasse contra a Bolívia, para ver quem iria realmente ficar com a posse do Acre.A assinatura do Tratado de Petrópolis em 17 de novembro de 1903 por Barão do Rio Branco foi o que pôs fim ao impasse e o Brasil finalmente ficou com o Acre. Em meio ás negociações, os nervos estavam a flor da pele e ninguém deixava de usar a força para resolver o impasse.No meio das negociações diplomáticas, Barão mostrou-se lento, despreocupado demais, como se não fizesse questão de vencer o impasse.Seus próprios colegas do Itamaraty estavam preocupados e sem entender a estratégia do Barão.De repente, ele começou a impor um ritmo acelerado as negociações, impondo argumentos complexos para confundir e espantar os diplomatas da Bolívia, até conduzir as negociações ao fim que ele já tinha planejado desde o início.Barão conseguiu matar os bolivianos no cansaço e com mérito.

quarta-feira, 5 de março de 2008

O Barão do Rio Branco


Biografia

José Maria da Silva Paranhos Júnior, mais conhecido como Barão do Rio Branco. Nasceu dia 20 de abril de 1845, no Rio de Janeiro. Em sua vida ele foi diplomata, ministro, geografo e historiador brasileiro.Era filho de José Maria da Silva Paranhos, que popularizou o Brasil em seu tempo.
Cursou o colégio Pedro II, a faculdade de direito de Sãp Paulo e depois em Recife. Ele viajou pela Europa foi nomeado promotor publico de Nova Fraiburgo em 1869. Depois de proclamada a república, virou suprintendente geral na Europa da emigração para o Brasil, exerceu este cargo até 1893. Durante esse mesmo ano, Floriano Peixoto deu a Rio Branco o cargo de Barão. No dia 31 de dezembro de 1900 foi nomeado ministro em Berlim, e aproximadamente 2 anos depois. assumiu a pasta de Relações Exteriores, na qual permaneceu até sua morte.
Em 1898, Barão do Rio Branco foi o segundo acadêmico eleito, mas mão chegou a tomar posse. E inflizment no dia 10 de fevereiro de 1912 o Barão falece, na mesma cidade em que nasceu